sexta-feira, 22 de março de 2013

Esclarecimentos


Pergunta Iya Apetebi Ifakemi Agboola


Aboru aboye Babalawo Ifagbaiyin

As vezes vejo pessoas discutirem o q pouco conhece,Babalawo Ifagbaiyin vc trouxe a religiao traficional para o

sul, pode falar as diferenças entre ser de ifa e da religiao tradicional, afinal se,eu vou a Roma falo com o papa e 

se vou ao sul me iniciar em ifa falo com o Babalawo Ifagbaiyin.

Ire o


Resposta Babalawo Ifagbaiyin Agboola


Aboru aboye Iya apetebi Ifakemi
Em toda a historia da religião dos orisas no sul do país, não nenhum relato de um babalawo iniciar pessoas no culto a ifá, egungun, iya mi e outros orisas na religião tradicional yoruba, antes do Babalawo Ifagbaiyin, isso aumenta muito a responsabilidade, que carrego nos ombros, o fato de ser o primeiro torna vc, vitima de criticas de pessoas sem nenhuma informação, vamos analisar a questão do processo transitório das pessoas que foram iniciados no batuque e vivenciam o processo de iniciação em ifá e outros princípios conforme a religião tradicional yoruba.

1-     Se vc foi iniciado para um orisa no batuque ou candomblé há alguns anos e hoje cultua ifá, isso o torna membro da religião tradicional yoruba?

Resposta é claro que não, a iniciação em ifá não destrói o elo de ligação que vc tem com o seu orisá, as religiões devem somar e não dividir, essas afirmações podem ser definidas como uma total ignorância dos fatos.

Exemplo:

Se tem ifá e o seu correspondente dentro dos princípios yorubanos, mas o seu orisa olori ainda permanece sem odu e elementos que podem caracterizar um assentamento da RTY, é evidente que vc não faz parte da Religião Tradicional Yoruba.

Assim como muitos mulçumanos na Nigéria se iniciam em ifá para receber uma orientação no tocante a sua vida financeira e pessoa e permanece dedicados a Alá, o mesmo acontece no batuque e no candomblé ou umbanda.

É evidente que pessoa inteligente não vão manipular rituais incompatíveis.

2-     Nos últimos três anos iniciei varias pessoas nos mais diversos seguimentos em nosso país, viajei por vários estados e não tenho nada para esconder.

Foram iniciados:
 pessoas em orisa, isefas, itefas,egungun, iya mi

A única pessoal salvo, o Babalawo Ifagbaiyin e a Iyanifa Ifakemi, assentados na RTY, que pode se dizer da RTY no Rio Grande do Sul, é minha filha Virginia de Obatala Iya Apetebi do Salako Ifatunde Awoyemi Agboolá Fashina

3-     Você pode ser católico e iniciado em ifá, resumindo, NÃO PRECISA SER DA RTY, para ser iniciado em ifá. Um mulçumano pode ser iniciado em egungun e cultuar seus antepassados, uma evangélica pode ser iniciada em iya mi para evitar os ajoguns em seu caminho e continuar orando no culto evangélico, sem problema.

4-     Enfim IFÁ  é para todos!

14 comentários:

  1. Aboru aboye
    Dizer que vou iniciar quem já é iniciado, é burrice, e uma falta de respeito com a iniciação ja praticada,dizer q vou iniciar alguém q já é iniciado é uma falta de respeito com os orisas que essa pessoa cultuo durante toda sua vida.
    A religião tem como finalidade melhorar a relação do ser humano com o divino desprezar a caminhada inicial é querer construir uma casa começando pelo telhado.
    Ifá gbe wa o

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Babalawo Ifagbaiyin, é admirável seu respeito pela caminhada que as pessoas que o senhor iniciou já possuíam.

    Mas gostaria de lhe perguntar o seguinte:

    Em seu blog, o senhor fala sobre ter sido iniciado nos anos 60 ou 70, pelo Babalorixá Romário de Oxalá e que em 1981 foi feito babalorixá no batuque.

    Então, que critério o senhor usa para dizer que o senhor é da religião tradicional yoruba e que outras pessoas que também eram do batuque não são?
    O senhor despachou toda sua feitura anterior e refez todos os seus santos dentro da religião tradicional yoruba?
    O senhor descarta toda a sua feitura feita pelo senhor Romário?

    Me desculpe, mas depois que li este texto, fiquei me perguntando sobre o senhor ser da religião tradicional yoruba e pessoas que o senhor fez ai no sul, que pelo visto, também já eram feitos no batuque como o senhor também fora, mas estes não serem da religião tradicional yoruba.

    Um grande abraço e meus parabéns pelo trabalho que vens realizando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aboru aboye
      Vou falar mais uma vez, nenhuma pessoa em nossa religião pode assentar um orisa que ela não foi iniciada, é muito simples.
      Se uma pessoa não tem Ogum,Osanyn,e Osun assentado na tradição, como pode usar o obé, como pode lavar uma cabeça ou um okuta, como pode usar o merindilogum se dizendo ser de um sistema que ela não foi iniciada isso é uma mentira.
      Bem vou lhe explicar em detalhes sei que você já sabe, mas vamos explicar em um português que permita que todo tipo de pessoa entenda.
      Se você for feito para Aganju no Batuque,no Brasil não existe a ferramenta de Aganju,a grande maioria das pessoas em nosso país nunca viu um assentamento desse Orisa,ele é totalmente diferente de um assentamento de Sango,a diferença é da noite para o dia.
      Quando presenciei na Nigéria rituais para esse orisa fiquei pensando mas pessoas que cultuam esse orisa no Brasil elas nem sonham como é um assentamento desses.
      Ai fica aquela questão bem clara, se a pessoa não tem nem o seu orisa ori na tradição como pode se dizer da tradição, se ela não tem Osanyn conforme a tradição como pode fazer uma
      INICIAÇÃO NA TRADIÇÃO, se nem ela foi iniciada, ela está vivendo o período de transição nesse período ela é um adepto da religião tradicional é evidente que ela não pode iniciar ninguém.
      Imagine uma pessoa do Batuque que é feita de Sango, esse orisa no Rio Grande do sul é assentado com pedras de rio, na Nigéria ele é assentado com pedras conhecidas como edun ara ou pedras de raio, imagine se esse senhor pode iniciar alguém em Sango com edun ara se o seu Sango não tem Edun ara, isso tudo é muito fácil de entender, só não entende quem não quer entender.
      Todos os meus filhos sabem que sou um Oje,na minha casa salvo um único egungun,os demais assentamentos correspondem a figuras ilustres da história do Batuque o meu amor pelo Batuque só não vê quem não quer, respeito muito meus antepassados e não vou nunca me esquecer deles.
      O período de transição por mim descrito é muito comum na Nigéria um grande numero de muçulmanos é iniciado em Ifá e não abandona a sua religião, outros com calam iniciam um processo de assentar alguns orisas principais, nesse período até que haja a feitura dessas pessoas elas permanecem sendo muçulmanas.
      Tenho uma filha no Rs que não tinha nenhuma iniciação, ela pertence a RTY se você prefer usar esse termo,os outros mesmo que tenha o orisa ori na tradição precisam fazer os outros assentamentos para ai sim se dizer da tradição, uma casa de tradição já se conhece na entrada é muito diferente das casas de religião de orisa em nosso país, esse processo não tem como pular etapas,quando tudo está certo a pessoa Pode dizer eu sou da RTY,caso contrario ela ainda pertence ao culto de origem. Existe uma outra situação bem fácil de entender, a pessoa fez algumas iniciações mas o ase casa ainda pertence a sua raiz anterior, então como a pessoa pode se dizer de um novo ase?
      Isso tudo é bem claro!

      Excluir
  3. Agradeço a sua presteza e esclarecimento.

    Mas, lendo esta parte inicial de sua resposta:

    "Vou falar mais uma vez, nenhuma pessoa em nossa religião pode assentar um orisa que ela não foi iniciada, é muito simples."

    Me interessei muito pelos seguintes esclarecimentos:

    O senhor afirma aqui mesmo, ter feito seis itefas, isto é, tecnicamente fez algum babalawo (o senhor salako, imagino, pois sua filha Virgínia é esposa dele, como o senhor mesmo publicou), mas este babalawo não poderá fazer nenhum assentamento de orixá que o senhor mesmo não tenho refeito dentro da religião tradicional yoruba para ele?

    Isto é, mesmo que o senhor tenha feito algum babalawo e ja tendo afirmado em outra página de seu blog, que não lembro qual e por isso me desculpe por não citá-la, que um babalawo pode fazer qualquer orixá, pois detém o conhecimento para isso, mesmo assim, ele só poderá fazer um assentamento de Ogun, por exemplo, depois que o SENHOR refizer o Ogun dele dentro dos preceitos da religião tradicional yoruba? É isso? Então, todos os orixás que o senhor possuía no batuque foram refeitos pelo seu babalawo, isto é, mesmo o senhor sendo um babalawo o senhor não poderia ter refeito nenhum deles o senhor mesmo?

    Se for isso, se entendi corretamente, o senhor não acha contraditório afirmar que um babalawo possa assentar qualquer orixá, por exemplo um "Olokun", para um filho, se ele mesmo não o possuir, já que no seu destino não é necessário ter este assentamento ou ser apenas iniciado neste orixá?
    Desculpe as perguntas, mas como em território yoruba existem muito mais orixás em culto do que aqui no Brasil, parece que são mais de duzentos, então um babalawo de lá deveria ser iniciado para todos eles para poder fazer as iniciações e/ou assentamentos para seus filhos? Se é que entendi tudo certinho.

    Outra coisa que devo lhe perguntar, devido a esta parte de sua resposta:

    "Ai fica aquela questão bem clara, se a pessoa não tem nem o seu orisa ori na tradição como pode se dizer da tradição, se ela não tem Osanyn conforme a tradição como pode fazer uma INICIAÇÃO NA TRADIÇÃO".

    Então, o senhor afirma que seu orixá "ori" ,seu Ossanha e seu Ogun pelo menos, foram feitos pelo seu babalawo e só depois disso que o senhor pode se dizer um religioso tradicional?

    Agradeço imensamente sua resposta e lhe peço desculpas por postar como anônimo, mas não tenho uma conta google, portanto não possuo um perfil vinculado para poder publicá-lo, mas me chamo Maximiliano Peixoto e moro hoje em Florianópolis/SC, vim à trabalho, mas sou gaúcho de pai e mãe.

    Fico ansioso pela publicação e por suas respostas.

    Como se diz ai na terrinha sagrada, "um abraço do tamanho do rio grande", para o senhor e família.

    ResponderExcluir
  4. Existe uma diferença muito grande entre alguém que foi iniciado na religião tradicional e a pessoa que foi feito na religião tradicional, a pessoa que o senhor menciona é um amigo pessoal que tenho um grande carinho, ele tem um número elevado de orisas na tradição mas ainda falta vários a serem arrumados, conforme a tradição, isso me leva a concluir que ele está em um processo de transição, uma situação reconhecida por ele mesmo haja visto que trás p/ mim tefar os odus dos orisas q ele vai iniciar, isso é muito simples de entender ele é um Babalawo faz quatro meses, entenda amigo se ele entende que ainda não está preparado isso indica que ele é um ótimo sacerdote.

    Amigo você esquece a parte principal existe vários estágios na caminhada de um Babalawo, um Babalawo sem Iya odu ele não possui odu, ele não pode dar para uma pessoa um orisa que ele não tem isso é bem claro a diferença está em Iya odu.
    Existe atualmente no Brasil mais de 200 babalawos, porem com todo o processo ritualístico concluído, o grupo é muito pequeno inclusive em nossa família não reconhecemos um babalawo, que não tenha visto Iya odu como uma pessoa apta a exercer a função sacerdotal.
    Em um itefa em nossa família existem mais de quarenta cerimonias nem toda pessoa que passa por um itefa, é submetida a um itelodu e alguns outros rituais, como imules, isegun ota e outros segredos de uma feitura.
    Uma coisa importante meu amigo, eu fui iniciado no dia 28 de Outubro de 1960 por volta das 20hrs meu pai me contou que esperamos terminar um programa de radio chamado a hora do brasil para depois começar os rituais, nessa época isso era comum ouvir radio. Muito depois que conheci o Meu pai Romario, quando cheguei na casa dele eu tinha quatro orisas assentados.
    Eu fui iniciado na religião tradicional por um grande amigo nigeriano chamado Adeleke que mora em São Paulo e de fácil identificação se o senhor quiser pode procurar por ele e conhecer os detalhes, durante esse período de mais de vinte anos fiz mais de 600 assentamentos na religião tradicional, e meus orisas começaram a ser arrumados na tradição naquela época, ( conheci alguns anos atrás um jovem no Espirito Santo, que era iniciado em Ologun Ede ele me pediu para que eu fosse seu sacerdote, mas eu não tinha Olugun Ede, esperamos quase um ano para fazer sua iniciação, eu não podia dar a ele o q eu não tinha, primeiro tive que arrumar o meu Ologun).
    Passei por esse processo de transição que eu citei foi bastante complicado porque não sou rico e o dinheiro complica bastantes se o temos sobrando da para fazer quase tudo em pouco tempo, mas a historia não se resume a dinheiro, precisamos nos preparar intelectualmente também.
    Meu amigo em mais de 50 anos nesse meio nunca fui chamado de incompetente ou de desonesto, todas as pessoas que eu inicio, sabem disso, estou aqui esclarecendo suas duvidas porque para mim a pior coisa que existe é enganar e mentir, então vamos esclarecer mais uma vez ninguém pode iniciar uma outra pessoa um orisa que ele não tenha sido iniciada, isso é um fato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Babalawo Ifabaiyin.

    Desculpe os questionamentos, mas realmente o assunto é fascinante.

    Veja bem:

    "Amigo você esquece a parte principal existe vários estágios na caminhada de um Babalawo, um Babalawo sem Iya odu ele não possui odu, ele não pode dar para uma pessoa um orisa que ele não tem isso é bem claro a diferença está em Iya odu."

    Ok, então, enquanto ele não tiver este orixá "iya odu" ele não poderá fazer seus próprios orixás, é isso?

    Desculpe se posso ter mal entendido, mas não entendo muito de nada (rs) e menos ainda deste orixá iya odu.

    Agradeço imensamente suas informações e esclarecimentos.

    Maximiliano Peixoto

    ResponderExcluir
  6. Sim meu amigo é isso mesmo !
    Fico muito feliz que você esteja tão atento a tudo que escrevo, deve ter um interesse especial.
    É bem simples, em Iya odu, consideramos um útero portador de 256 ovulos diferentes (odus), os orisás, nascem dentro desses odus, se você tem odu, faz orisá, se você não tem odu, procura quem tem orisá para fazer para você.
    Ire o

    ResponderExcluir
  7. Senhor Ifabaiyin!

    Tenho muito a lhe agradecer, pela paciência em explicar, pela presteza e pela disposição.

    Tenho sim um interesse especial, afinal, nos dias de hoje, são poucos os sacerdotes em que se pode confiar e que tem um amplo conhecimento como o senhor, mas acredito que isso deve ocorrer em todas as religiões. Idoneidade é joia rara.

    Logicamente que a cada diálogo outras e sadias dúvidas surgem e se o senhor continuar sem se importar com minhas curiosidades, continuarei aprendendo. Assim...

    Segundo o que entendi, este orixa "iya odu", é uma feitura que um babalawo recebe algum tempo depois ou muito tempo depois de se tornar um sacerdote, pois, se foi claro minha compreensão, "iyá odu" não está ligada ao apronte como babalawo.

    Quanto tempo em média isso leva para ocorrer (hipoteticamente), isto é, um babalawo levará para ter este orixá iya odu?
    (claro que sei que isso não deve existir um tempo específico, mas é uma pergunta apenas para base)

    E se o senhor não achar abuso de minha parte, quanto tempo o senhor levou para obter este orixá e a quanto tempo o tem?

    Mais uma vez, fico admirado e grato pela atenção.

    Que todos os orixás abençoem o senhor e sua família.

    Maximiliano Peixoto

    ResponderExcluir
  8. Aboru aboye
    Eu sei que vc tem um interesse especial,eu tenho iya Odu faz pouco tempo levei mais de vinte anos para conseguir e Ifá me permitiu ter Iya Odu de uma forma muito especial sem sair de casa ela veio até mim e está em minha casa e só cinco pessoas até hoje colocaram os olhos nela,sei que vc conhece as pessoas que conhecem a minha Iya odu,fica bem fácil vc confirmar isso com elas,eu gostaria que vc fosse transparente e me disesse exatamente oque vc quer de mim?Ire,o

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!

    Chegando no trabalho agora, vi sua resposta.

    Meu interesse é exclusivamente conhecer sobre a rty, afinal, as religiões africanas no Brasil praticam de forma muito adaptada, devido as influências locais.

    Pois bem, então se entendi tudo perfeitamente, um Babalawo só poderá fazer seus assentamentos e assentar orixá para seus filhos, no momento em que possuir este orixá "iya odu", segundo as suas próprias palavras.

    Então, para não ficar lhe perturbando com tantos questionamentos, farei por ora mais três perguntas:

    1 - Quem arrumou seus orixás foi seu babalawo, já que o senhor recebeu sua iya odu recentemente?

    2 - Todas estas iniciações para orixá (119), que o senhor escreve que fez, nos últimos três anos, quem tefou os odu foi seu Babalawo, já que o senhor não tinha iyá odu?

    3 - Ou o senhor fez tudo isso posteriormente ao recebimento da iyá odu, que dizer, ela tem mais de três anos com o senhor?

    Eu numerei as perguntas desta vez, para que, se o senhor puder responder numerando também, fique mais fácil meu entendimento, já que em outras postagens, demorei um pouco para compreender, pois não localizei algumas respostas.

    Obrigado pela presteza mais uma vez e felicidades.

    Maximiliano Peixoto

    ResponderExcluir
  10. 1 - Quem arrumou seus orixás foi seu babalawo, já que o senhor recebeu sua iya odu recentemente?
    Não meu amigo, comecei na TRADIÇÃO como já expliquei em uma outra pergunta sua com um amigo nigeriano chamado ADELEKE,NASCIDO NA CODADE DE IRE, foi com ele que comecei a aprender a língua Yoruba e recebi dele o meu primeiro Orisa na tradição, nesse recebi ajuda de algumas pessoas, uma delas foi meu Babalawo Ogunda kete, Rafael Zamoura ,outra foi o meu Oluwo Wilfredo( Nelson), Odi meji e outra foi o meu Ojugbona João Asefe, irete kalu, conheci pessoas boas, tive muita sorte, conheci pessoas especiais,e devo minha formação a eles, que respeito muito e tenho muito a agradecer, você sabe aquele que esquece de onde veio nunca vai a lugar algum!!!
    Como já expliquei, fui iniciado nesse período, em Oro e outros Orisas graças a visão de minha mãe Edelzuita, que está viva e pode confirmar isso, sabe eu sou um homem de sorte as pessoas que conhecem a minha historia, sabe que existe, eu não precisei inventar nada, TUDO ACONTECEU E PODE SER PROVADO EU TENHO UMA HISTÓRIA EU NÃO INVENTEI UMA HISTORIA PARA ME PROMOVER.
    2 - Todas estas iniciações para orixá (119), que o senhor escreve que fez, nos últimos três anos, quem tefou os odu foi seu Babalawo, já que o senhor não tinha iyá odu?
    Todos os meus orisas já estavam na tradição antes do meu Itefa, porque COMECEI FAZ MAIS DE VINTE ANOS, ENTENDEU? E foi feito por pessoas do culto tradicional, que estão vivas!
    Vou explicar para você, com bastante calma, sei que esta é a parte que lhe interessa mais, quando eu entrei na família Agboola, entreguei meu ifá na mão do meu oluwo, que pediu para o meu Babalawo Ifalori, preparar as folhas e acrescentar mais ikins, meu babalawo que mora em São Paulo, e meu oluwo podem confirmar que eu já tinha ifá há muito tempo, estou muito a vontade, nessa conversa, porque todas as pessoas que cito estão vivas.
    Eu já tefava odu antes de entrar para a família Agboola, não comecei no ifá, a três meses.
    Sabe meu amigo, eu tenho um irmão, que deu uma assessória ao Jô Soares, na criação do livro O XANGÔ DE BAKER STREET, nesse período, fui para São Paulo, ajudar meu irmão e aprendi muito com ele e minha mãe, se você leu o livro sabe de quem estou falando, o bom de ter uma história concreta é que existe documentos, fotos e filmes, que falam por você.
    3 - Ou o senhor fez tudo isso posteriormente ao recebimento da iyá odu, que dizer, ela tem mais de três anos com o senhor?
    Essa pergunta respondi acima.
    No Brasil, não tem uma dúzia de assentamentos de Iya odu, a minha foi arrumada dentro da minha casa, tudo veio da Nigéria, e estou muito feliz.
    Eu posso, usar o nome de Oluwo, não uso em respeito ao cargo e em respeito, a ifá, sei que sou muito jovem no ifá, para tanta responsabilidade, tenho pouco mais de vinte anos de iniciado, e comecei fazer ebo riru, faz pouco tempo, perto de três anos.
    Não aprendi na internet nem em apostila, o ebo riru que eu rezo, recebi das mãos do meu babalawo, juntamente com o meu opele, a mando do meu oluwo.
    A internet pode ensinar muita coisa, mas ela não vai lhe dar o asé em suas mãos.
    Eu aprendi religião, em uma epoca que as pessoas se comportavam com mais dignidade, hoje elas te juram amor eterno de dia, e te rezam epe a noite, desconhecem elas que não estão fazendo para mim, estão fazendo para o asé que as mantem.
    Toda pessoa inteligente que passou por um imule, sabe que não pode atacar outro irmão, eu não sei nem lhe dizer, o numeros de imules que ja fiz,mas certamente não vou esquecer as pessoas, que me iniciaram, sempre vou respeita-las não é por medo eu aprendi isso no berço.
    Agradeço as perguntas e a dedicação com que acompanha o meu blog.
    Ire o

    ResponderExcluir
  11. Olá, Babalawo Ifagbiyn!

    Mas, senhor Ifagbayn, honestamente não consegui entender o seguinte: Só pode fazer orixá quem já tem iya odu ou quem não tem também pode fazê-los?

    Pois, segundo a minha pergunta: "Ok, então, enquanto ele NÃO TIVER este orixá "IYA ODU" ele NÃO PODERÁ fazer seus próprios orixás, É ISSO?"

    O senhor me responde definitivamente assim: "SIM MEU AMIGO, É ISSO MESMO!"
    (Aqui fica claro que, sim, é "OBRIGATORIO" ter "IYA ODU" para poder fazer orixá)

    Então, não consegui entender muito bem, pois de que adiantaria ter todos os orixás feitos dentro da rty, como o senhor afirma tê-los, antes mesmo de seu itefa, se o principal, que é "IYA ODU" o senhor ainda NÃO tem, já que o senhor diz ter recebido ela recentemente e em outro momento de nossas conversas o senhor chega a citar o seguinte:

    "É bem simples, em Iya odu, consideramos um ÚTERO portador de 256 ovulos diferentes (odus), os orisás, nascem dentro desses odus, se você TEM odu, FAZ orisá, se você NÃO tem odu, procura quem TEM orisá para fazer para você."

    Concluo:

    Para a feitura dos seus próprios orixás, está tudo ok, já que quem os fez deveria possuir iya odu.
    O que não consegui entender é, como o senhor fez este monte de iniciações e assentamentos de orixá e de ifá SEM ter IYA ODU, já que o senhor mesmo, afirma ser OBRIGATÓRIO tê-la, para PODER fazer tudo isso?

    Desculpe a minha ignorância, mas realmente, agora me perdi nas suas orientações, pois, ficaram contraditórias, já que uma hora, o senhor tendo APENAS OS ORIXÁS FEITOS NA RTY, pode fazer outros orixás para outras pessoas, mesmo ainda NÃO TENDO "IYA ODU", mas afirma, em outro momento que, as outras pessoas (ex.: Babalawo Salako) DEVEM OBRIGATORIAMENTE TER "IYA ODU" para poder fazê-los?
    Então, o senhor não precisou de "IYA ODU" para fazer o que afirmou ter feito, mas os outros precisam?

    Desculpe a minha ignorância, mas realmente está contraditório. Basta o senhor mesmo reler o que escreveste.

    De qualquer forma, obrigado.

    Maximiliano Peixoto

    OBS: Não leio livros do Jo Soares, pois não me afeiçoo muito com o comportamento dele, já que tem tendências a induzir um posicionamento pessoal aos outros, como se somente a opinião dele fosse válida e correta. Mas se o senhor sugerir a leitura, até lerei.

    OBS 2: Concordo plenamente com o senhor, quando afirma: "A internet pode ensinar muita coisa, mas ela não vai lhe dar o asé em suas mãos." Isso é uma grande verdade, por isso estou muito agradecido por suas respostas, afinal, a internet tem lixo demais.

    ResponderExcluir
  12. Aboru aboye, Gostaria muito de agradecer as suas perguntas para mim é importante falar sobre a RTY e esclarecer as pessoas se eu não esclarecer tudo com calma algum idiota pode escrever um monte de besteiras e se dizer um conhecedor, você sabe tem um tipo de gente que fala de tudo de uma cabeça de alfinete a bomba atômica eles dizem ter formação acadêmica.
    Tem gente que começou ontem mas, não reconhece o seu lugar e você sabe como é o papel aceita tudo, o sujeito começa inventar regras, essa é a razão por que lhe agradeço a oportunidade esclarecer sempre é muito bom, sempre que falo sobre uma situação dou um exemplo para facilitar o entendimento. Nas questões que você menciona eu lhe digo as resposta já foram dadas por mim, mas vou tentar te ajudar a entender novamente.
    Um Babalawo que tem Iya Odu faz qualquer assentamento, se ele não tiver esse assentamento existe outra possibilidade é fazer somente aquilo que ele foi iniciado.
    “Vou falar mais uma vez, nenhuma pessoa em nossa religião pode assentar um orisa que ela não foi iniciada, é muito simples salvo no caso citado acima quando tem Iya Odu”.
    “Se uma pessoa não tem Ogum, Osanyn,e Osun assentado na tradição, como pode usar o obé, como pode lavar uma cabeça ou um okuta, como pode usar o merindilogum se dizendo ser de um sistema que ela não foi iniciada isso é uma mentira”,(mencionada por mim nos meus esclarecimentos anteriores).
    Quanto a tefar Odu,um Oluwo sabe quem ele pode permitir tefar, cada pessoa sabe quem, e o que pode ser liberado, tem pessoas na minha casa que foram liberadas para tefar outras não, elas não estão preparadas.
    Existe uma cerimonia quando liberamos o Iniciado para usar o Opele, se isso não for feito a pessoa mesmo passando por uma iniciação, não é preparada para atender, como vamos liberar ,se você liberar quem não está preparado, a responsabilidade é sua, isso não é correto.
    Vou citar um exemplo:
    O exame da OAB, é fundamental, nesse momento o formado em direito, demonstra a sua capacidade, baseado no resultado desse exame, ele vai advogar ou não, mas não deixa de ser formado em direito, só não tem autorização para advogar, por que é incompetente.
    Quanto a sua opinião sobre o Jô concordo tem muita gente tentando influenciar as pessoas em suas opiniões, mas, cada um deve reconhecer até aonde está preparado para ir, o problema maior é a ambição, a pessoa que não reconhece o seu lugar e não reconhece os méritos de quem os tem, termina passando a impressão errada e muitas vezes da a entender um sentimento feio.
    Vamos ver se deixo claro agora:
    1º antes de ter Iya odu tinha todos meus orisas na RTY, feito por outras pessoas.
    2º Tinha os orisas mais importantes dentro do culto RTY que possibilitava fazer outros orisas dentro da RTY, Ifa, Odara, Osun, Osayin, Ogun e meu orisa olori, entre outros. O fato de ter esses orisas, já me possibilitava iniciar outras pessoas nos mesmos orisas. Por ter ifá e ser iniciado na tradição, tefava os odus correspondentes aos orisas que fui iniciado, deixando bem claro, que não podia dar para os outros o que eu não tinha.
    3º Para você entender existe vários tipos de iniciações em ifá, um simples isefa, com apenas uma galinha pode identificar pelo odu um grande babalawo, que tem direitos adquiridos imediatamente ao surgimento do odu, exemplo: ogbe meiji, oturopon meji, irete meji, orango, quando surge esses odus, imediatamente acrescentamos instrumentos que diferenciam um simples iniciado de um futuro sacerdote.
    Espero conseguir tirar qualquer duvida, mas de qualquer forma estou aqui para esclarecer, acredito que o melhor é ligar na minha residência ou celular, acho que me faço entender melhor conversando, do que escrevendo.
    Ifá gbe wa o


    ResponderExcluir
  13. Aboru aboye.. Que bela leitura eu tive na explanação de dúvidas do nosso amigo Maximiliano. sou iniciado em Ifa não faz muito tempo mas busco de forma bem seletiva pesquisar sobre assuntos da rty que me possam acrescentar algo. O blog do se tem sido uma fonte de referências que acredito ser confiável e de credibilidade. Ire o.

    ResponderExcluir